Labrinth é um compositor e produtor musical que tem recebido muitos elogios pela capacidade criativa, principalmente por conta do trabalho realizado em Euphoria.
Seu nome ficou em evidência depois que Labrinth assinou a trilha sonora da série teen, transmitida pela HBO, um verdadeiro fenômeno do momento.
Apontado como um dos maiores destaques entre os músicos britânicos de sua geração, Labrinth lançou seu primeiro álbum em 2012, Electronic Earth, com destaque para a música Beneath Your Beautiful, que conquistou a posição 40 na Billboard Hot 100.
O músico tem ainda em seu currículo colaborações com artistas importantes da música pop como Beyoncé, Kanye West, Rihanna, Ed Sheeran, The Weeknd entre outros.
Quer saber mais sobre quem é Labrinth? Vem que a gente te conta a seguir!
Timothy Lee McKenzie, conhecido pelo nome artístico de Labrinth, nasceu em Londres, em 1989. Ele é rapper, compositor e produtor musical, responsável pela trilha sonora da série Euphoria.
Desde pequeno, recebeu estímulos para seguir a carreira artística, isso porque Labrinth nasceu em uma família de músicos. Descendente de jamaicanos, o músico britânico tem oito irmãos, que cresceram ouvindo muita música gospel, além de outros gêneros da black music.
Eles e seus irmãos chegaram a formar uma banda, o que certamente possibilitou ao cantor dar os primeiros passos e sentir que a música estava em seu destino. Com o apoio de seu irmão, Mac, que é também produtor musical, Labrinth aprendeu, por volta dos 15 anos, a fazer algumas criações em estúdio.
Assim que começou produzir, não demorou para que Labrinth chamasse a atenção do produtor e apresentador Simon Cowell, que é também jurado de programas como The X Factor e American Idol.
Simon acabou contratando Labrinth, permitindo que ele gravasse suas próprias músicas e se lançasse como artista solo pelo selo Syco Music, em 2010. Com isso, ele se tornou o primeiro cantor contratado por Simon Cowell sem ter competido em um show de talentos em seis anos.
Aos 33 anos, Labrinth vive uma ótima fase em sua carreira com colaborações com The Weeknd, na música Losers, com o rapper Tinie Tempah em Let It Be, além de um dueto com Sia em To Be Human, trilha sonora de Mulher Maravilha, de 2017.
Apesar dos feitos importantes, o artista não se reconhece como um compositor. Durante entrevista para a Variety, declarou que apenas tenta transmitir as coisas que sente, vê e ouve.
Além de seu trabalho solo, desde 2018 Labrinth integra o supergrupo LSD ao lado de Sia e Diplo. O projeto colaborativo do trio mescla música pop, eletrônica e psicodélica.
O primeiro single lançado pelo LSD foi Genius, acompanhado por um videoclipe cheio de cores e que apresenta Labrinth, Sia e Diplo em versões animadas.
De acordo com Diplo, o projeto é a junção de música aleatória, épica, pop e fantasia.
Para quem se interessou, o supergrupo LSD já tem disco de estreia intitulado Labrinth, Sia e Diplo Present… LSD, disponível nas plataformas de streaming.
Labrinth conseguiu mostrar ainda mais o seu talento e genialidade com a criação da trilha sonora da série Euphoria.
Ele escreveu, produziu e interpretou todas as faixas exclusivas da série dramática da HBO, dando o tom perfeito à narrativa. Muito elogiado pelas canções e vocais exuberantes, a trilha da série agradou tanto que foi premiada no Emmy 2020 pela música All For Us, que venceu com o prêmio de Melhor Música e Letra Original.
Segundo o rapper falou em entrevista, a série Euphoria lhe permitiu criar como nunca e trabalhar com estilos que ainda não havia experimentado. Essa liberdade criativa conferiu à trilha sonora de Euphoria uma gama significativa de gêneros.
Talvez por isso, alguns críticos apontam a trilha como singular, até mesmo atípica, embora cada canção se encaixe muito bem ao universo dos adolescentes que compõem a história, permeada de violência, sexo e drogas.
Para compor as faixas e conseguir alinhar temas e melodias, Labrinth trabalhou em conjunto com o criador de Euphoria, Sam Levinson.
No início do projeto, chegou a enviar algumas ideias de músicas para a produção e três delas foram aproveitadas. Foi então que passou a criar canções originais, exclusivas para que pudessem se encaixar com os temas e as cenas.
A qualidade do trabalho realizado por Labrinth pode ser apreciada nas 26 faixas que compõem a trilha sonora original de Euphoria, nas quais o músico se dedica a canções instrumentais, em sua maioria, bastante impactantes.
Por conta do entusiasmo dos fãs da série com a trilha sonora, Labrinth fez uma performance ao vivo onde interpretou algumas canções da série como Forever, Still Don’t Know My Name, All For Us e When I R.I.P, que você pode conferir a seguir:
Uma das canções de Euphoria, Still Don’t Know My Name, acabou viralizando no TikTok, fato que desagradou alguns fãs da série por considerarem que o desafio do TikTok acabou por reduzir a temática da história e a letra da música.
@itsjojosiwa ✨✨✨
♬ Still Don’t Know My Name – Labrinth
Após o final da segunda temporada de Euphoria, os fãs ainda foram presenteados com o lançamento da faixa I’m Tired, feat entre Labrinth e Zendaya, que interpreta a protagonista Rue na história.
Agora, os fãs de Euphoria e das músicas criadas por Labrinth vão ter que ter um pouco de paciência, pois a terceira temporada está prevista apenas para 2024.
Além das canções criadas por Labrinth, a trilha sonora de Euphoria conta também com outros artistas como Madonna, Arcade Fire, Beyoncé, Billie Eilish e muitos outros.
Ficou curioso? Vem ouvir a trilha sonora completa de Euphoria e relembrar algumas cenas da série!