Saiba quem é Labrinth, o criador da trilha sonora de Euphoria

Biografias · Por Érika Freire

31 de Março de 2022, às 12:00

Labrinth é um compositor e produtor musical que tem recebido muitos elogios pela capacidade criativa, principalmente por conta do trabalho realizado em Euphoria.

Seu nome ficou em evidência depois que Labrinth assinou a trilha sonora da série teen, transmitida pela HBO, um verdadeiro fenômeno do momento.

Labrinth
Créditos: Divulgação

Apontado como um dos maiores destaques entre os músicos britânicos de sua geração, Labrinth lançou seu primeiro álbum em 2012, Electronic Earth, com destaque para a música Beneath Your Beautiful, que conquistou a posição 40 na Billboard Hot 100.

O músico tem ainda em seu currículo colaborações com artistas importantes da música pop como Beyoncé, Kanye West, Rihanna, Ed Sheeran, The Weeknd entre outros. 

Quer saber mais sobre quem é Labrinth? Vem que a gente te conta a seguir! 

Quem é Labrinth

Timothy Lee McKenzie, conhecido pelo nome artístico de Labrinth, nasceu em Londres, em 1989. Ele é rapper, compositor e produtor musical, responsável pela trilha sonora da série Euphoria.

Desde pequeno, recebeu estímulos para seguir a carreira artística, isso porque Labrinth nasceu em uma família de músicos. Descendente de jamaicanos, o músico britânico tem oito irmãos, que cresceram ouvindo muita música gospel, além de outros gêneros da black music.

Labrinth
Créditos: Divulgação

Eles e seus irmãos chegaram a formar uma banda, o que certamente possibilitou ao cantor dar os primeiros passos e sentir que a música estava em seu destino. Com o apoio de seu irmão, Mac, que é também produtor musical, Labrinth aprendeu, por volta dos 15 anos, a fazer algumas criações em estúdio.

Assim que começou produzir, não demorou para que Labrinth chamasse a atenção do produtor e apresentador Simon Cowell, que é também jurado de programas como The X Factor e American Idol.

Simon acabou contratando Labrinth, permitindo que ele gravasse suas próprias músicas e se lançasse como artista solo pelo selo Syco Music, em 2010. Com isso, ele se tornou o primeiro cantor contratado por Simon Cowell sem ter competido em um show de talentos em seis anos.

Labrinth
Créditos: Divulgação

Aos 33 anos, Labrinth vive uma ótima fase em sua carreira com colaborações com The Weeknd, na música Losers, com o rapper Tinie Tempah em Let It Be, além de um dueto com Sia em To Be Human, trilha sonora de Mulher Maravilha, de 2017. 

Apesar dos feitos importantes, o artista não se reconhece como um compositor. Durante entrevista para a Variety, declarou que apenas tenta transmitir as coisas que sente, vê e ouve. 

Supergrupo LSD

Além de seu trabalho solo, desde 2018 Labrinth integra o supergrupo LSD ao lado de Sia e Diplo. O projeto colaborativo do trio mescla música pop, eletrônica e psicodélica.

O primeiro single lançado pelo LSD foi Genius, acompanhado por um videoclipe cheio de cores e que apresenta Labrinth, Sia e Diplo em versões animadas. 

De acordo com Diplo, o projeto é a junção de música aleatória, épica, pop e fantasia

Para quem se interessou, o supergrupo LSD já tem disco de estreia intitulado Labrinth, Sia e Diplo Present… LSD, disponível nas plataformas de streaming. 

A trilha sonora de Euphoria

Labrinth conseguiu mostrar ainda mais o seu talento e genialidade com a criação da trilha sonora da série Euphoria.

Ele escreveu, produziu e interpretou todas as faixas exclusivas da série dramática da HBO, dando o tom perfeito à narrativa. Muito elogiado pelas canções e vocais exuberantes, a trilha da série agradou tanto que foi premiada no Emmy 2020 pela música All For Us, que venceu com o prêmio de Melhor Música e Letra Original.

Segundo o rapper falou em entrevista, a série Euphoria lhe permitiu criar como nunca e trabalhar com estilos que ainda não havia experimentado. Essa liberdade criativa conferiu à trilha sonora de Euphoria uma gama significativa de gêneros. 

Talvez por isso, alguns críticos apontam a trilha como singular, até mesmo atípica, embora cada canção se encaixe muito bem ao universo dos adolescentes que compõem a história, permeada de violência, sexo e drogas.

Para compor as faixas e conseguir alinhar temas e melodias, Labrinth trabalhou em conjunto com o criador de Euphoria, Sam Levinson.

No início do projeto, chegou a enviar algumas ideias de músicas para a produção e três delas foram aproveitadas. Foi então que passou a criar canções originais, exclusivas para que pudessem se encaixar com os temas e as cenas.

A qualidade do trabalho realizado por Labrinth pode ser apreciada nas 26 faixas que compõem a trilha sonora original de Euphoria, nas quais o músico se dedica a canções instrumentais, em sua maioria, bastante impactantes. 

Por conta do entusiasmo dos fãs da série com a trilha sonora, Labrinth fez uma performance ao vivo onde interpretou algumas canções da série como Forever, Still Don’t Know My Name, All For Us e When I R.I.P, que você pode conferir a seguir: 

Viral no TikTok

Uma das canções de Euphoria, Still Don’t Know My Name, acabou viralizando no TikTok, fato que desagradou alguns fãs da série por considerarem que o desafio do TikTok acabou por reduzir a temática da história e a letra da música. 

@itsjojosiwa

✨✨✨

♬ Still Don’t Know My Name – Labrinth

Próximos passos

Após o final da segunda temporada de Euphoria, os fãs ainda foram presenteados com o lançamento da faixa I’m Tired, feat entre Labrinth e Zendaya, que interpreta a protagonista Rue na história. 

Agora, os fãs de Euphoria e das músicas criadas por Labrinth vão ter que ter um pouco de paciência, pois a terceira temporada está prevista apenas para 2024. 

Ouça a trilha sonora de Euphoria

Além das canções criadas por Labrinth, a trilha sonora de Euphoria conta também com outros artistas como Madonna, Arcade Fire, Beyoncé, Billie Eilish e muitos outros. 

Ficou curioso? Vem ouvir a trilha sonora completa de Euphoria e relembrar algumas cenas da série! 

Trilha sonora da série Euphoria

Confira: